Sobre Reverberação

Reverberação é o crescimento de um ruído / som proveniente de sua reflexão contínua pelas superfícies de ambientes fechados, tais como salas de aula, restaurantes, escritórios, igrejas, auditórios.

O eco e a reverberação são efeitos sonoros, porém a diferença entre eles é que o eco pode ser distinguido de um som original e a reverberação acontece justamente quando não é possível efetuar essa distinção. A reverberação acontece quando a diferença entre os instantes de recebimento de dois sons for inferior a 0,1 s.

Um exemplo de reverberação é o que acontece numa palestra em um grande auditório, pois ela ajuda a entender o que é dito por um palestrante. As ondas de som percorrem o ambiente até chegar no ouvinte, e o atraso deste caminho percorrido pelo som é compensando justamente pela reverberação. Porém, o excesso de reverberação pode atrapalhar o entendimento se não tiver seus efeitos devidamente analisados, pois ela depende das características de revestimento e volume de cada ambiente. Podemos dizer que quanto mais espaçoso for ambiente e a presença de superfícies lisas como pisos, vidros e outros aumentam a reverberação.

Tempo de reverberação – Serve para mensurar a qualidade acústica de local fechado, se a qualidade do som é boa e se está de acordo com as necessidades dos usuários. Tempo de reverberação trata do intervalo de tempo (em segundos) necessário para que a intensidade do som seja reduzida a um determinado decibel após sua emissão. De maneira mais simples, tempo de reverberação é o atraso que existe quando o som é refletido em relação a sua emissão direta.

O controle da reverberação é importante porque tem o poder de enriquecer ou prejudicar a qualidade de um som, por isso é muito empregado para determinar a qualidade acústica de um ambiente.

Portanto, conte com a Trata Soluções Acústicas para análises de reverberação e adequação de ambientes.

Solicite um Orçamento