Sobre Decibel

A palavra decibel é muito ouvida por todos, mas o que será que realmente significa decibel?

Diante do exposto, a empresa Trata Soluções Acústicas traz um informativo sobre decibel para que você possa estar mais bem informado.

decibel, que também pode ser apresentado como dB em sua abreviatura, é uma unidade utilizada para medir a intensidade de um som.

O ouvido humano é extremamente sensível a qualquer tipo de som, desde ouvir seu dedo deslizando sobre um objeto até o som de um motor a jato, sendo que o motor é 1 trilhão de vezes mais audível do que o menor som.

Portanto, existe a escala decibel que efetua a medição dos sons, desde o menor som audível até os mais altos. Por exemplo, o menor som audível, praticamente um silêncio absoluto, mede 0 decibel (0 dB), um som 10 vezes mais forte equivale a 10 dB, um som 100 vezes mais agudo do que o chegado ao silêncio total é representado por 20 dB, e assim por diante.

Veja alguns exemplos da medição de decibel:

  • próximo ao silêncio total - 0 dB
  • um piano com som forte -90 dB
  • um tiro ou um rojão - 140 dB

A medição de decibel é muito importante para controlar os danos que isso pode causar aos ouvidos humanos, além de possíveis incômodos. Qualquer som superior a 85 dB pode causar perda de audição, tanto pela potência do decibel como pelo período em que o indivíduo permanecer exposto a ele.

Portanto, mantenha-se atento ao nível de decibel ao qual você tem se exposto, bem como o período, e conte os serviços prestados pela Trata Soluções Acústicas nesta área para ajudá-lo.

Solicite um Orçamento